A instituição posicionou-se oferecendo soluções customizadas focadas nos desafios dos produtores rurais e empresas da área; o diretor técnico do PTI-BR conta tudo sobre as tecnologias desenvolvidas.
O posicionamento do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) frente ao setor agro intensificou-se na última semana, durante o Show Rural Coopavel 2022, ao expor na feira diferentes soluções tecnológicas que podem apoiar o cotidiano do pequeno ao grande produtor em sua lida do campo.
Energia, conectividade, IoT, ESG (Environmental, social and corporate governance), são algumas das frentes trabalhadas pelo PTI, conforme aponta o diretor técnico do Parque, Rafael Deitos. “O governo do estado do Paraná tem incentivado a utilização de fontes de energias renováveis, e considerando a relevância que a energia tem para o agro, o Parque Tecnológico tem se dedicado ao tema e desenvolvido soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras”. A exemplo, Deitos cita o aproveitamento de resíduos afim de gerar energia elétrica através do biogás, identificação de florestas energéticas, potencial de geração solar fotovoltaica, aplicação da eficiência energética na propriedade melhorando o consumo e gastos de produção, bem como sistemas de armazenamento de energia.
Além disso, o PTI também possui diversas outras soluções que atendem as dores do mercado do agronegócio, conforme infográfico a baixo:
Entendendo as dores do campo
Durante o Show Rural Coopavel 2022, o Núcleo de Inovação Tecnológica do Parque Tecnológico Itaipu visitou mais de 250 estandes, identificando potenciais parceiros e clientes. Além disso, mais de 70 instituições responderam à pesquisa que tinha como questão principal entender quais as demandas atuais do agro.
Quer saber mais a atuação dos centros de competência do PTI? Assista a entrevista exclusiva com nosso diretor técnico, Rafael Deitos, em nosso IGTV do Instagram.