EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Tecnologia da Informação e seu papel no desenvolvimento cooperativista

5E3A0469 scaled
5E3A0469 scaled

Compartilhe este conteúdo:

Os gestores de Tecnologia da Informação TI destacaram, durante painel no Show Rural de Inverno, que a TI virou uma aliada nos negócios, na extensão de novos benefícios ao corpo associado e, principalmente, no repasse de inovação aos cooperados.

O setor de TI (Tecnologia da Informação) assume importância estratégica no cotidiano de cooperativas e de empresas do agronegócio. O Show Rural Coopavel de Inverno promoveu na tarde desta quinta-feira o encontro de seis nomes influentes do setor para compartilhar e trocar informações sobre a atualidade, mas principalmente quanto ao futuro da TI nas cooperativas.

O painel com os gestores de TI contou com a participação de Ailton de Almeida Queiroz, Cio da Coamo; Paula Cristina Agulhas Rebelo, Cio da Cocamar; Willbur de Souza, gerente de tecnologias abertas e IOT; Donizete José Diniz, diretor-executivo da Constel e Andrei Deuschle, Ceo e fundador da Brasil Soberano e DC Bras. A mediação dos trabalhos foi feita pelo gerente de TI da Coopavel, Rogerio Aver.

Os convidados falaram da ascensão das tecnologias nos processos das cooperativas e do grau de relevância que assumiram ao longo dos anos. Ao mesmo tempo em que melhoraram, elas agilizaram e deram ainda mais precisão às mais diferentes tarefas técnicas, gerenciais e administrativas. Os gestores destacaram que a TI virou uma aliada nos negócios, na extensão de novos benefícios ao corpo associado e, principalmente, no repasse de inovação aos cooperados.

                                                                                              O gerente de tecnologias abertas e IOT do PTI-BR, Willbur de Souza, participou do painel.

A inovação é entendida como um movimento constante e permanente nas cooperativas e a área de Tecnologia da Informação tem papel preponderante em sua ampla e democrática disseminação. O encontro tratou de alguns assuntos em evidência, como de as cooperativas se integrarem e entenderem a necessidade de mudar, acompanhando as tendências do mercado e do consumidor, de dar atenção a empreendimentos sociais e de atualizar o seu modelo de gestão.

Um dos dados mais interessantes apresentados informou que 70% das tecnologias já desenvolvidas ainda não são empregadas pelas organizações. Por isso, o consenso é que esse contexto precisa ser melhor entendido e conectar essas tendências a novas tecnologias simplificando ainda mais as soluções desenvolvidas e apresentadas.

Os gestores comentaram sobre tecnologias emergentes para mais e novos negócios, que estão alicerçadas em três pilares: cloud (recurso de armazenamento de dados), analytics (dados e algorítmos) e experiência digital – realidades virtual e aumentada e metaverso. Um dos grandes desafios das cooperativas, e dos gestores e equipes de TI, está em aprender ainda mais rápido para promover entregas melhores e de mais valor.

Crédito conteúdo: Assessoria de Imprensa/Show Rural Coopavel

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter