A catarinense Smart Tour é uma das selecionadas para o programa de inovação aberta que está transformando o setor do turismo.
Buscando subsidiar informações para tomada de decisões do setor turístico, a Smart Tour, startup de Florianópolis (SC), desenvolveu uma solução inovadora: o Sistema Especialista Turístico (SET). A plataforma é uma das selecionadas para a etapa de aceleração do Programa Conecta IGU, uma parceria da Embratur com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional.
A Smart Tour, fundada em 2018, nasceu da necessidade de proporcionar aos gestores públicos acesso a informações cruciais para uma gestão eficiente do turismo. Especializada em alta tecnologia, a empresa foca na transformação da análise e utilização de dados no setor turístico com o uso de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).
Com a solução SET, a startup propôs solucionar o desafio de interpretar e utilizar dados de forma eficaz revolucionando a gestão de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). De acordo com a CEO, Jucelha Carvalho, o sistema analisa e interpreta informações de múltiplos setores que influenciam o turismo, como segurança, mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade. “O diferencial está na capacidade de integrar diversas fontes de dados, fornecendo insights estratégicos e uma visão como um todo do turismo, auxiliando os gestores na tomada de decisões, aprimorando a gestão de destinos turísticos, otimizando recursos e enriquecendo a experiência do visitante”, destaca a CEO da Smart Tour.
Segundo Jucelha, o sistema inovador não apenas otimiza recursos, mas também impulsiona melhorias significativas na experiência turística e no desenvolvimento econômico e social dos destinos. “Com o SET, estabelecemos um novo padrão na gestão turística, reforçando nosso papel como uma das principais GovTechs do Brasil e contribuindo para o avanço do turismo tanto a nível nacional quanto global”, afirmou.
Conecta IGU
Sobre a participação no Conecta IGU, a CEO destaca que o programa representou para a Smart Tour uma oportunidade de explorar novos horizontes tecnológicos e manter o compromisso com a inovação. “A inscrição no Conecta IGU foi motivada pela possibilidade de criar um modelo preditivo de modais, um projeto pioneiro e inédito no Brasil”. Com isso, a solução visa prever o fluxo de turistas usando diferentes modais de transporte, considerando também condições meteorológicas, calendário de eventos e perfil dos visitantes, permitindo antecipar as necessidades turísticas e planejar de forma mais eficiente, impactando positivamente na gestão do turismo, mobilidade urbana, tornando-se ainda uma importante ferramenta no planejamento urbano e na segurança pública.
Para Jucelha, o projeto está alinhado a visão de inovação constante da Smart Tour. “Isso reforça a nossa missão de estar sempre à frente, criando soluções que ultrapassam as barreiras do convencional e contribuam significativamente para a evolução do turismo e da gestão de destinos turísticos”, pontuou.
“Esperamos que esta parceria nos permita explorar novas fronteiras tecnológicas, aproveitando a expertise e os recursos para impulsionar ainda mais a nossa solução. Acreditamos que essa sinergia não só irá enriquecer o desenvolvimento do SET, mas também contribuirá para solidificar a posição do Brasil como um líder em inovação turística na esfera global”, finalizou a CEO.
Reconhecimentos
A Smart Tour, desde sua criação, vem conquistando um reconhecimento expressivo no cenário nacional e internacional. Em 2023 se tornou bi-campeã do Prêmio Nacional de Turismo, na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; foi reconhecida pela Organização Mundial da Criatividade como a empresa de tecnologia mais criativa do Brasil; destacou-se no Shark Tank Brasil, recebendo investimentos significativos que impulsionaram ainda as atividades; também foi uma das vencedoras do Prêmio Finep Mulheres Inovadoras.
No âmbito internacional, a Smart Tour se estabeleceu como uma referência, sendo finalista em três desafios globais promovidos pela Organização Mundial do Turismo. Além de ser a única empresa brasileira que faz parte da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes.