O evento é o maior do setor de construção na América Latina e, na edição deste ano, reuniu mais de mil expositores, um aumento de 31% em relação a 2023
A equipe do Centro de Arquitetura e Engenharia (AE.DT) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) participou, no início de abril, da Feira Internacional da Construção (FEICON), que aconteceu em São Paulo.
Trata-se do maior evento do setor de construção na América Latina e, na edição deste ano, reuniu mais de mil expositores, um aumento de 31% em relação a 2023.
No evento, que atraiu milhares de profissionais, estudantes, empresários e consumidores, foram apresentadas as novidades em estruturas, revestimentos, tecnologias construtivas e instalações internas e externas, além de unir em um só local os principais players do setor e oferecer oportunidades de negócios.
Segundo a arquiteta do AE.DT, Lauane Amaral Guillen, os técnicos do PTI foram até a feira com a missão de ampliar a rede de relacionamentos com o setor e priorizar visitas aos estandes que tratavam de tecnologias construtivas, em especial as mais sustentáveis, inovadoras e consideradas novidades no mercado da construção civil.
“Foi interessante verificar que melhorar a tecnologia em itens comuns da construção, como um novo formato do tijolo cerâmico e aplicar um método de execução racionalizado, pode além de gerar menos resíduos em canteiro de obras, aumentar a produtividade e consequentemente reduzir o tempo de obra”, explicou.
Para a arquiteta, a feira oportunizou o contato com novos materiais e com as formas adequadas e eficazes de instalação ou aplicação.
A equipe também destacou sobre as tecnologias encontradas na feira para o acompanhamento remoto de obras e escaneamento de edificações, possíveis aliadas da segurança, transparência e confiabilidade. O escaneamento é utilizado pelo PTI em seus projetos de engenharia e na feira foi possível conversar com fornecedores e ver maiores potencialidades das ferramentas.
Outro aspecto visto pelos técnicos na feira são soluções para tratamento acústico, térmico e de impermeabilização, como o caso do cimento flexível, das telhas de fibrocimento compostas com cimento branco, entre outros materiais, que fazem parte do dia-a-dia da construção civil e tem tido desenvolvimento científico e tecnológico para atender as necessidades ambientais e melhor qualidade das edificações.
Centro de Arquitetura e Engenharia
Criado no Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, o Centro de Arquitetura e Engenharia (AE.DT) atua desde 2009 nas mais variadas etapas de um empreendimento. Com aplicação de técnicas modernas de gerenciamento ágil de projetos, investimos em planejamento e tecnologia para alcançar resultados diferenciados e com excelência.
Com capacidade multidisciplinar, o PTI-BR possui técnicos e especialistas nas áreas da Arquitetura e Engenharia, que atuam através de processos, tecnologias e conceitos da metodologia BIM¹ (Building Information Modelling) aplicados em diversos segmentos dentro do AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção).
Atua também na elaboração de projetos de edificações, utilizando softwares da metodologia BIM (Building Information Modeling).
Através dela, otimiza-se a comunicação entre os profissionais envolvidos em um projeto e promove melhor compreensão do que se quer construir, tanto para o cliente quanto para o executor da obra, tornando mais visual e digital a análise de interferências do empreendimento.
Essas vantagens da utilização do BIM trazem ao projeto maior precisão nas definições técnicas. Para o construtor, agrega mais agilidade na administração das etapas e controle de custos. E, para o cliente, maior gestão contratual e qualidade.
Alvenaria racionalizada
Quando falamos em racionalizado, quer dizer que tornamos mais racional, realizamos de forma planejada. A alvenaria de vedação racionalizada demanda um projeto com desenho dos blocos pensado e executado em conjunto com todas as disciplinas que envolvem uma obra. É preciso realizar um projeto para sua execução e utilizar materiais adequados para que seja possível ter os benefícios que esse método pode gerar, como maior produtividade em canteiro e redução de resíduos de obra.
Steel Frame
A construção em steel frame, como o nome já demonstra, é feita a partir de quadros metálicos. A estrutura metálica substitui, a depender da dimensão e projeto, pilares e vigas em concreto, bem como a vedação com blocos. No sistema em steel frame normalmente se usam para vedação conjuntos de paineis (em osb, placa cimentícia, gesso acartonado, entre outros). Seu objetivo também é ter maior produtividade.
Wood Frame
Já o wood frame é o método de estrutura baseado em madeira. Assim como o steel frame, a depender da dimensão e projeto, substitui todo o sistema de estrutura da edificação por madeira. Sua vedação também é feita por painéis e além de maior produtividade, faz uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente.