Alunos de quatro colégios estaduais que participaram das atividades durante o ano receberam tablets, relógios smart e fones de ouvido sem fio
O projeto Amigos do Ecomuseu e do Refúgio em Ação, formulado pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, encerrou as atividades do ano no último sábado, 30, durante o Festival Iguassu Inova, com uma cerimônia de entrega premiações e certificados aos alunos que participaram durante o ano das oficinas temáticas e apresentaram trabalhos.
O evento contou com a participação da coordenadora de Educação do Itaipu Parquetec, Andressa Marlise Xavier de Souza e da representante da Itaipu Binacional, Michelly Reis Laurindo. O projeto realizou ao todo seis oficinas com temas específicos, nos espaços dos colégios e nos espaços de Educação Ambiental da Itaipu: Eu, Divulgador Científico, Eu, Manipulador Farmacêutico, Apicultor Artista, Eu, Jornalista Documental, Eu, Catalogador de Espécies e Eu, Curador de Museu.
“O Amigos do Ecomuseu e Refúgio em Ação, além de proporcionar a popularização dos espaços educadores da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, traz a sensação de pertencimento e permite que os participantes possam trabalhar a cultura científica, utilizando metodologias ativas nas atividades propostas. Por onde passa o projeto tem sido um grande sucesso”, disse Andressa.
Foram premiados 39 alunos colégios Pioneiros (Jardim São Paulo), Professor Flávio Warken (Vila C), Paulo Freire (Vila C), Monsenhor Guilherme (Centro) do 1º 2º e 3º lugar por turma dos melhores Amigos em Ação, com os prêmios respectivamente tablet, smartwatch e fone de ouvido sem fio. Todos os participantes receberam certificados, os ganhadores do game seus prêmios e os concluintes dos 9 vídeos do Desafio Itaipu receberão um Kit.
Sobre o projeto
O Amigos do Ecomuseu e do Refúgio em Ação é um projeto do III Convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade, firmado entre o Itaipu Parquetec e promove para 300 adolescentes, oficinas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, abordando os temas de tecnologia, energia, meio ambiente, sustentabilidade, saúde, arte e cultura.
O tema transversal é o método científico, que tem como estratégia de aproximação deste público a pesquisa científica e o estímulo a participação na FIciências (Feira de Inovação de Ciências e Engenharias), que é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, relacionadas à ciência. O projeto tem o apoio do NRE (Núcleo Regional de Educação).