A 4ª edição da feira kids contou com a exposição de 47 projetos de alunos e professores da educação infantil e ensino fundamental.
Crianças de 04 a 10 anos apresentaram as suas descobertas na versão infantil da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias). A 4ª edição da Ficiencias Kids foi realizada na quarta-feira (18), com o objetivo de promover a cultura científica e o estímulo de novos talentos.
A iniciativa busca fomentar a implementação e o desenvolvimento das metodologias ativas, incentivando os estudantes da educação infantil e ensino fundamental a aprenderem de forma autônoma e participativa.
A novidade desta edição é a exposição de trabalhos de escolas públicas e particulares de diversas cidades do Paraná. Além de Foz do Iguaçu, a Ficiencias Kids contou com representantes de Cascavel, Toledo, Maripá, Mandaguari e Curitiba, oferecendo também um espaço de integração e de troca de experiências entre estudantes e professores.
Ao todo, foram apresentados 47 projetos nos mais variados temas, entre eles, sustentabilidade, sistema solar, planeta terra, arte, jogos, saúde e até agricultura.
Consumo consciente
O consumo consciente de energia foi tema do trabalho apresentado pelos alunos do 1° ano do ensino fundamental do Colégio SESI Internacional Portão, de Curitiba. Quatro integrantes, entre 6 e 7 anos, acompanhados da professora orientadora Juliana Costa de Paula, vieram até Foz do Iguaçu para representar todos os 28 alunos envolvidos no projeto. No estande, os visitantes da feira puderam conferir o protótipo de uma usina hidrelétrica, fonte de energia sustentável.
Durante a apresentação, os estudantes reforçaram a importância de aproveitar a luz natural durante o dia, evitar acender lâmpadas e desligar aparelhos domésticos dos ambientes desocupados.
“O objetivo do nosso trabalho é praticar uma energia consciente, com economia” explicou a professora Juliana. “Foi muito legal desenvolver esse projeto com os alunos porque eles ficaram curiosos. A partir do tema usina hidrelétrica, a mais utilizada no estado do Paraná, também surgiu a indagação para eles conhecerem as outras fontes de energia não poluentes como a energia solar, eólica e poluentes como a nuclear, carvão, gás e queima de petróleo”, completou.
A Isabeli Ramos Mayerle, mãe da aluna integrante do projeto, Luiza Ramos Mayerle, também acompanhou o evento e destacou a importância da feira para as crianças. “É um incentivo, a primeira experiência da ciência, de ver com funciona e estar despertando o interesse deles em estar participando, buscando aprender e passar esse o conhecimento”, afirmou.
Pertencimento
Outro projeto exposto na FIciencias Kids foi o das professoras Bruna de Paula e Alessandra Bortolotto, da Escola Municipal Olavo Bilac de Foz do Iguaçu. Com a participação dos alunos do 5° ano, a iniciativa levou para a sala de aula questionamentos sobre o acolhimento, respeito aos imigrantes e diversidade cultural presente na escola e no município.
O trabalho teve como objetivo criar espaços de pertencimento, instigando as crianças a conhecerem a diversidade e reconhecerem a necessidade do respeito as diferentes culturas, combatendo o preconceito.
De acordo com a professora Bruna, o projeto teve início em março desde ano e foi crescendo ao longo desse tempo. “Trabalhamos bastante coisa e agora na FIciencias trazemos para que toda a comunidade possa conhecer o que as nossas crianças estão aprendendo, com a importância de acolher, receber e respeitar os imigrantes”, ressaltou.
A Lara de Melo, uma das alunas integrantes do projeto, também contou um pouco mais sobre o propósito do trabalho. “A gente espera que todos possam viver em comunidade e serem acolhidos”, pontuou.
Para que esse objetivo fosse alcançado, a atividade contou com alguns passos, entre eles, o levantamento dos alunos imigrantes da escola, roda de conversa, maleta com histórias de diversas culturas, participação em desfile, placas de identificação das salas de aulas e setores da escola em outras línguas, passeios para conhecer na prática outras culturas e apoio a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Sobre a FIciencias
A FIciencias Kids é parte integrante da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), que ocorre de 16 a 20 de outubro, com 184 trabalhos, no Centro de Convenções de Foz de Iguaçu. Já consolidado como referência da promoção da cultura científica, o evento reúne estudantes do Brasil, Argentina e Paraguai.
A feira, aberta para visitação de toda a comunidade, é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional, em parceria com as instituições de ensino UEL, UEM, Unicentro, UFFS, UTFPR e Unila, além do apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e FozTrans.