O evento, considerado o mais importante e estratégico congresso de negócios sobre Cidades Inteligentes da América, é realizado de 23 a 25 de maio em São Paulo.
Contribuindo com a discussão de temas que vão fortalecer a transformação das cidades no Brasil e no mundo, o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), está presente no Smart City Business Brazil Congress 2023 (SCBBC). Promovido de 23 a 25 de maio, em São Paulo, o evento reúne especialistas que pensam, planejam e estruturam a infraestrutura digital das cidades.
Inteligência artificial, ESG e 5G são alguns dos assuntos que estão sendo abordados na 10ª edição do congresso que tem como tema principal “A Nova Cidade inteligente”. A programação dos três dias do evento conta com mais de 100 palestras, além de diversas reuniões estratégicas, plenárias e painéis.
O principal objetivo da participação do PTI-BR no SCBBC, é apresentar as iniciativas desenvolvidas pela instituição, divulgar a atuação como empresa inovadora e comprometida com o desenvolvimento das cidades do futuro, como também, de promover a atração de potenciais clientes, investidores e parceiros de negócios.
Além de marcar presença institucional no estande com a exposição de ações para a evolução das cidades em tecnologia, inovação e projetos, a participação do PTI-BR no SCBA contempla uma série agendas de palestras e painéis.
Um dos destaques da programação do dia 24, foi o 5G. O coordenador do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI-BR, José Alberto do Santos, expôs o tema em duas agendas. No Palco Sponsor, a apresentação abordou o “5G – Espaços para testes e desenvolvimentos de soluções”.
“Apresentamos o case do PTI-BR, com a sua rede 5G privativa e sua rede laboratorial para desenvolvimento de soluções que utilizem da tecnologia do 5G para acelerar a inserção da tecnologia no mercado. Também abordamos as possibilidades de negócios e inovação aberta através desse espaço”, explicou o coordenador José.
O 5G voltou ao debate na segunda agenda com a reunião estratégica sobre os novos desafios para a tecnologia. Os participantes trataram sobre a viabilidade das metas, real situação do momento e os caminhos a serem seguidos para que o cronograma seja efetivamente cumprido e o Brasil possa se beneficiar das efetivas vantagens do 5G.
Em seguida, o analista de negócios e inovação, Rafael Campos, integrou o painel com o tema “Cidades Inteligentes: soluções digitais para um futuro mais habitável”. O objetivo foi discutir o avanço das tecnologias digitais e visualizar um futuro em que essas tecnologias posam fazer mudanças positivas no ambiente urbano e na qualidade de vida de seus habitantes.
“Em Cidades Inteligentes não há abundância de tecnologias. Há abundância de boa condição de vida, prosperidade econômica e serviços públicos de qualidade, por meio da tecnologia”, afirmou Rafael.
Desenvolvimento das cidades
A importância do fortalecimento dos parques tecnológicos também esteve em evidência. O gerente do Centro de Empreendedorismo do PTI-BR, Alisson Rodrigues Alves, participou nesta quinta-feira (25), de uma reunião estratégica que abordou sobre como os parques tecnológicos são um ambiente propício para a colaboração, inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios das cidades.
“Os parques tecnológicos, como PTI-BR, desempenham um papel fundamental no estímulo à inovação nas cidades, proporcionando um ambiente propício à colaboração e ao intercâmbio de conhecimentos entre empresas, universidades e centros de pesquisa. Esse ambiente estimula a criação de novas ideias e soluções que vão impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico das cidades, gerando benefícios para a sociedade como um todo”, disse o gerente de empreendedorismo.
Sobre o SCBBC
O evento é organizado pelo Instituto Smart City Business America (SCBA), entidade que está presente em 9 países do continente americano promovendo o avanço das discussões relacionadas às Smart Cities, sendo líder da iniciativa para criação de um ecossistema e de um mercado de Cidades Inteligentes.