Atrativo operado pelo Parque Tecnológico Itaipu, foi palco de deslumbramento de mais de 500 mulheres que viram a barragem iluminada, a convite da Itaipu Binacional e Secretaria de Direitos Humanos
Para celebrar o mês das mulheres, a Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, realizou duas edições especiais da Itaipu Iluminada nos dias 19 e 21 de março, voltadas para mulheres de Clubes de Mães, Associações de Moradores e Grupos da Terceira Idade de Foz do Iguaçu. O evento contou com a colaboração do Parque Tecnológico Itaipu, em toda operação e organização.
Ônibus da frota de terceirizados da Itaipu buscaram as mulheres em diferentes pontos da cidade, onde foram recepcionadas com um coffee break antes de assistir ao show musical e à iluminação da barragem.
A visita proporcionou momentos de encantamento e aprendizado, permitindo que as participantes conhecessem de perto o funcionamento da usina e sua importância para a região. “Nosso objetivo ao propor essa iniciativa era aproximar a comunidade da usina, proporcionando um momento de celebração e confraternização para essas mulheres”, afirmou Jessica Maris Maciel, coordenadora do Comitê de Gênero, Raça e Inclusão da Itaipu.
Silvana Gomes, Gerente de Turismo Sustentável do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), conta sobre a satisfação nos olhares da maioria das mulheres que visitaram a usina hidrelétrica, uma demonstração eloquente de que elas são igualmente grandiosas, assim como a própria estrutura de concreto. “Esse gesto demonstra o compromisso do PTI em promover o bem-estar social por meio da inclusão e do reconhecimento do espaço da mulher da comunidade”.
Rosane Bonho, coordenadora dos Clubes de Mães, que acompanhou o passeio, destacou os momentos de encantamento e aprendizado, oferecendo uma experiência única para as participantes. “Elas puderam conhecer de perto o funcionamento da usina, sua história e importância para a região, além de participarem de um sorteio de brindes especiais, proporcionando um final de visita memorável e gratificante para todas”, afirmou.
A Secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo, elogiou a iniciativa, destacando seu papel na promoção do conhecimento e do empoderamento feminino.
Para as visitantes, foi uma noite marcante, reunindo mães, filhas, amigas, colegas de trabalho e irmãs em uma atividade diferente e, para muitas, inédita, pois ainda não conheciam a Itaipu.
Andréia Dias, técnica de enfermagem, compartilhou sua empolgação, destacando que sua última visita à usina foi há 20 anos, e apreciou a oportunidade de participar deste evento ao lado de suas filhas, Gabriela e Isabela. O passeio também foi uma ocasião especial para as irmãs Lori Kohnlein, Iraci Fermino, Ires Zanata e Ily Eloy, que, apesar de morarem em bairros diferentes, se reuniram para esta experiência única.
A noite foi personalizada às mulheres, até o repertório cantado por Sofia Goulart. “Uma noite de vozes femininas, onde exaltamos a influência da mulher na família, trabalho, fé e lutas sociais”. O destaque ficou para “Maria, Maria” de Milton Nascimento. E com um olhar binacional, as mulheres paraguaias foram homenageadas com “Galopera”, simbolizando sua resiliência.