Contribuindo com o desenvolvimento da região, a iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), concorre ao prêmio que será anunciado pelo Ministério do Turismo em 15 de dezembro.
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), está entre os destaques do Prêmio Nacional do Turismo 2023. O modelo de gestão para o turismo sustentável é uma das iniciativas finalistas do prêmio, promovido pelo Ministério do Turismo, pela categoria Governança e Gestão do Turismo.
Com o tema “O Turismo Transformando vidas”, o prêmio busca reconhecer instituições e organizações que contribuem com o fortalecimento e crescimento do setor no Brasil. O resultado final da premiação será anunciado durante cerimônia programada para o dia 15 de dezembro, em Brasília (DF).
O modelo de gestão do PTI, além de proporcionar experiências turísticas inesquecíveis para quem visita os atrativos na maior usina em geração de energia limpa e renovável do mundo, a Itaipu Binacional, também contribui ativamente com o desenvolvimento da região e da atividade turística. Por meio do Complexo Turístico Itaipu (CTI), a instituição realiza, desde 2007, ações com o objetivo transformar as visitas em experiências incríveis para todos os públicos, por meio do planejamento das atividades e do uso sustentável de recursos.
Todos os recursos obtidos a partir da operação turística feita pelo Parque Tecnológico, são investidos em projetos e ações que impactam o desenvolvimento da região, fortalecendo o Destino Iguaçu, além do turismo local e regional. São mais de 16 anos de experiência, com atendimento a mais de 7 milhões de visitantes.
Exemplo em sustentabilidade
De acordo com a chefe da Assessoria de Turismo da Itaipu, Ana Paula Hedler, Foz do Iguaçu tem no turismo um dos segmentos econômicos com maior potencial de geração de emprego e renda. “Acreditamos que podemos unir esforços para potenciar boas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas. O modelo de gestão para o turismo sustentável feito pelo PTI pode acrescentar muito para o município e o país, podendo servir de exemplo para outras localidades. Nós da Itaipu Binacional temos muito orgulho do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo nosso Parque Tecnológico Itaipu”, destacou.
O modelo de gestão adotado pelo Turismo Itaipu, não só enriquece as experiências turísticas, mas também fortalece o compromisso com o desenvolvimento sustentável. A afirmação é do Diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites. “Esperamos que esse reconhecimento inspire outras localidades a seguir nosso exemplo e promover um turismo inovador, tecnológico e transformador em todo o país”.
Mais reconhecimentos
Ao longo de sua atuação, outros importantes reconhecimentos foram recebidos: após a implantação de um sistema de qualidade, o Complexo Turístico recebeu, em 2012, a certificação do selo ISO 9001, sendo o primeiro atrativo do Brasil a obter essa certificação. E em 2021, conquistou a recertificação do selo. O reconhecimento mais recente foi o selo Travellers’ Choice 2023, concedido pelo site de viagens TripAdvisor, pela quarta vez consecutiva. O contínuo investimento em capacitações e melhorias de infraestrutura também resultou em um índice de 96.5 NPC de satisfação dos visitantes. Em 2021, o Turismo Itaipu também conquistou medalha de prata no Prêmio Melhor Destino para Turismo Sustentável da América Latina pela Responsible Tourism Awards (WTM).
O idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, também representa Foz do Iguaçu como finalista do Prêmio Nacional do Turismo, entre os profissionais de destaque na categoria Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI.