Formação ensina estratégias para tornar o ensino mais dinâmico e interativo
O Itaipu Parquetec deu início à sua participação no curso de formação de professores “M@KER: Metodologias Ativas e Cultura Maker para Formação de Professores em Redes”. A atividade, realizada de forma remota, reuniu educadores de diversas instituições, com o objetivo de promover a inovação no ensino por meio da cultura maker e metodologias ativas.
A formação faz parte do programa Mais Ciência na Escola, com financiamento de 100 milhões pelo CNPq e que beneficiará mais de mil escolas em todo país, com iniciativas de letramento digital. No Paraná a parceria entre UEM e Itaipu Parquetec faz parte do projeto Paraná Faz Ciência Maker, que beneficiará 45 escolas, impactando mais de 600 alunos de forma direta e 15mil de forma indireta.
Na primeira aula, ministrada pelas professoras Josiane Vieira Amaral e Danielle Inês Engel Dahmer, do Itaipu Parquetec, foram abordados temas fundamentais para a aplicação de metodologias ativas em sala de aula. Os participantes tiveram contato com conceitos como aprendizagem criativa, cultura maker e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), explorando estratégias para tornar o processo de ensino mais dinâmico e interativo.
O curso segue até o dia 29 de abril, totalizando 20 horas de capacitação. As próximas aulas abordarão temas essenciais para a implementação das metodologias ativas em sala de aula, nas seguintes temáticas:
Aula 2 (08/04): Aplicação do Canvas e do Design Thinking na educação, com foco na transformação de projetos convencionais em processos criativos e colaborativos, ministrada também pelo Itaipu Parquetec..
Aula 3 (15/04): Ferramentas práticas para incentivar a ideação e a metodologia ativa “aprendizagem baseada em problemas”, promovendo uma abordagem interativa e experimental para os docentes, ministrada pela professora Keila de Souza Silva da UEM.
Aula 4 (22/04): Técnica de prototipagem de baixa fidelidade e escuta ativa para validação de ideias, explorando práticas que incentivam a criatividade e a inovação em sala de aula, ministrada pela professora Keila de Souza Silva (UEM).
Aula 5 (29/04): Como os cientistas trabalham e a aplicação do método científico na realização de pesquisas, permitindo aos professores utilizar a investigação científica como ferramenta pedagógica, ministrada pela professora Débora Sant’Ana (UEM).
A formação tem como principal objetivo auxiliar professores na implementação de inovação em sala de aula e proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais envolvente, interativa e conectada com as demandas do século XXI. Esta ação está alinhada com a missão do Itaipu Parquetec de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social. Ao promover ambientes de aprendizado e inovação, contribuímos para aprimorar suas estratégias de ensino, estimulando a troca de saberes entre professores.