Projeto visa modernizar operações portuárias e fortalecer a conectividade no maior porto da América Latina
O Itaipu Parquetec e a Autoridade Portuária de Santos (APS) avançam no desenvolvimento do Projeto Conecta Santos, uma iniciativa estabelecida em dezembro de 2024 para viabilizar a implementação de uma rede privativa 5G no Porto de Santos, o maior da América Latina. Com um investimento superior a R$ 30 milhões, o projeto tem como objetivo aprimorar as operações portuárias e impulsionar a transformação digital do setor.
O projeto teve andamento com um encontro estratégico para definição das bases técnicas iniciais para conclusão do estudo que vai nortear a implementação da infraestrutura 5G. Segundo o gerente do Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec, Willbur Souza, essa reunião teve um papel essencial na estruturação das próximas etapas. “Esse encontro foi fundamental para integrar as equipes envolvidas, esclarecer expectativas e estabelecer um plano de ação inicial. Com a reunião conseguimos definir alguns pré requisitos importantes referentes a arquitetura de implementação da infraestrutura 5G que está em andamento”, destacou.
Durante a agenda foram discutidas questões-chave como a definição dos locais para a implementação da rede 5G, a priorização das áreas de instalação, os modelos de operação da rede e a possibilidade de realizar provas de conceito para testar aplicações e serviços inovadores. A definição da operação do projeto, revisão das documentações técnicas necessárias e o estabelecimento dos processos para a coleta de evidências que subsidiarão o acompanhamento e a prestação de contas do convênio também estiveram em pauta.
O Diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, ressaltou a importância estratégica dessa parceria para a instituição: “A colaboração com a Autoridade Portuária de Santos (APS) representa um marco significativo para o Itaipu Parquetec na construção e validação de novos modelos de negócios. Esse projeto não apenas moderniza a infraestrutura do Porto de Santos, mas também abre oportunidades para desenvolvermos soluções tecnológicas inovadoras que poderão ser replicadas em outros setores estratégicos do país” pontuou.
Transformação digital no setor portuário
A nova infraestrutura de alta capacidade permitirá a otimização da conectividade e o aprimoramento da gestão das operações no Porto de Santos, criando um ambiente mais eficiente e integrado.
Por meio do 5GLab, primeiro laboratório no Brasil com rede privativa 5G, o Itaipu Parquetec apoiará tecnicamente a definição da arquitetura infraestrutura 5G, implementação da infraestrutura 5G e realização de provas de conceito para a demonstração de cases de adoção de tecnologias em 5G, possibilitando que a APS experimente e implemente novas tecnologias de forma segura e adaptada às demandas operacionais do setor portuário.
Com a implementação da rede 5G, o Porto de Santos poderá adotar uma série de inovações, incluindo o uso de drones, câmeras de vigilância e equipamentos de inspeção subaquática para monitoramento e manutenção de estruturas.