Celebração reuniu público no Centro Escola Bairro Érico Verissimo, com atividades culturais e educativas
No último sábado, 29, a comunidade do Jardim São Paulo de Foz do Iguaçu participou do evento especial alusivo ao Dia Mundial da Água, promovido por Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio do Programa Ciência e Educação, que faz parte do convênio Educação Ambiental III. Realizado no Centro Escola Bairro Érico Verissimo, o encontro proporcionou uma tarde de aprendizado, cultura e lazer, reforçando a conscientização sobre a importância da água e da conservação ambiental.
A programação contou com apresentações artísticas da Trupe Luz da Lua e do grupo Rosa de Samba, além de atividades lúdicas para as crianças, com brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão-doce. Além do entretenimento, o evento teve um forte apelo educativo, com a distribuição de mudas de plantas medicinais disponibilizadas pelo Refúgio Biológico Bela Vista, incentivando aos que estavam presentes a cultivar espécies como citronela e malvavisco.

A gestora do convênio Educação, Ciência e Sustentabilidade III da Itaipu Binacional, Michelly dos Reis Laurindo, destacou a importância da participação ativa da comunidade. “As famílias criam um sentimento de pertencimento. O evento une conscientização com arte e brincadeiras, tornando a Educação Ambiental mais acessível. Com esta terceira edição do convênio, conseguimos expandir nossa atuação, alcançando novos territórios, como o Jardim São Paulo, e futuramente todo o estado do Paraná por meio da Expedição do Conhecimento, que agora conta com quatro caminhões itinerantes”, explicou.
Já a gerente de Educação do Itaipu Parquetec, Karina Custódio, reforçou o impacto do evento na comunidade escolar. “Esta ação permitiu que o público presente vivesse na prática a importância da preservação da água, esse recurso tão essencial que precisa ser preservado para a manutenção de nós enquanto seres humanos, comunidade e planeta, além de promover um contato direto entre as famílias e as iniciativas da Itaipu e do Itaipu Parquetec”, concluiu.
A coordenadora das escolas bairro de Foz do Iguaçu, Adriana Luiz, ressaltou o impacto do evento na formação das crianças, além de salientar o valor da parceria com a Itaipu e o Itaipu Parquetec. “Ações como essa são fundamentais e fazem toda a diferença. Não tenho dúvidas de que este dia será inesquecível para nossas crianças. Nosso objetivo agora é expandir essa iniciativa para outros centros escola bairro da cidade”, afirmou.
Para a coordenadora geral municipal do Centro Escola Bairro Érico Verissimo, Roberta Ferreira, “este momento representa mais que ensinar, é a construção de elos de formação educacional e social. Nossas crianças passam grande parte do tempo na escola, e proporcionar um momento de aprendizado e lazer sobre a escassez de água é essencial para conscientizá-las sobre a preservação dos recursos naturais”, pontuou.
Enquanto os pequenos João e Gregório corriam animados entre as atividades, aproveitando cada momento do evento, Bárbara Kaoany, mãe dos meninos, ressaltou como a experiência foi enriquecedora. “Com atividades lúdicas, as crianças aprendem com mais facilidade. Vejo o quanto meus filhos se divertiram esta tarde, e ainda vão sair daqui com uma visão mais consciente sobre a importância da água “, disse sorrindo ao observá-los.

O evento também presenteou os participantes com copos reutilizáveis personalizados, que carregavam a mensagem “Minha atitude faz a diferença”, em alusão ao Dia Mundial da Água. Mais do que um brinde, o copo representou um convite para a reflexão sobre o impacto das pequenas escolhas diárias na preservação dos recursos naturais, reforçando a importância da sustentabilidade e da redução do uso de descartáveis.
Dia Mundial da Água
Celebrado anualmente em 22 de março, a data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, através da adoção de práticas sustentáveis e o debate sobre desafios como escassez, poluição e acesso à água potável.
Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec