Estudantes de todo o país participam do desafio durante a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias)
Jovens reúnem-se para enfrentar o desafio de transformar ideias inovadoras em soluções práticas para um mundo mais sustentável no Hackateens 2023. Realizado durante a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), este hackathon voltado para jovens estudantes tem como principal objetivo impulsionar a cultura de inovação, incentivando a resolução de problemas reais ligados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2): Fome Zero e Agricultura Sustentável.
Estudantes divididos em categorias específicas, uniram-se em equipes para desenvolverem os projetos. As equipes tiveram a oportunidade de participar de workshops virtuais nos dias que antecederam o evento, para durante o Hackateens utilizar seus conhecimentos em programação, design e inovação e criar soluções práticas e tangíveis para os desafios propostos.
Com a missão de fomentar ideias transformadoras, o Hackateens 2023 se destaca como um espaço para a disseminação do conhecimento científico e empreendedor entre os jovens. Os participantes são encorajados a explorar novas abordagens, colaborar de maneira criativa e, o mais importante, contribuir para um futuro mais sustentável.
Durante o evento, os participantes apresentaram seus projetos inovadores a um painel de especialistas e tiveram a chance de demonstrar como suas soluções podem impactar positivamente o mundo. Os trabalhos vencedores serão escolhidos com base nos critérios: adequação ao tema e desafio propostos; criatividade e inovação da solução; validação da solução; viabilidade de execução da solução desenvolvida e preenchimento dos checkpoints.
Segundo a diretora administrativo financeiro do PTI e avaliadora dos projetos, Clerione Herther, a expectativa é que as ideias e inovações desses jovens deixem um legado duradouro, contribuindo para o avanço contínuo em direção a um mundo mais justo, sustentável e livre da fome. “Trazer isso para que esses jovens pensem soluções inovadoras que façam a diferença no mundo é muito gratificante, a gente precisa fazer um pouquinho e todo pouco que a gente faz contribui de alguma forma para o mundo” afirmou.
Chara de Melo Alves, foi uma das participantes e idealizadora de um dos projetos que visa a criação de uma Cooperativa agrícola feminina. Segundo ela essa foi uma experiência única, com troca de ideias, crescimento, maturidade e muito conhecimento envolvido. Ela afirmou ainda que a motivação para criar esse projeto veio de um sentimento familiar, junto com o desafio de criar soluções voltadas para agricultura sustentável e mulher sem fome.
Liliane Lunes, integrante do grupo, conta sua experiência: “eu já participei do FIciencias e estar aqui no Hackateens é muito gratificante, foi uma experiência diferente, uma sensação nova. E saio daqui com essa vontade de querer saber mais, com certeza vou continuar buscando mais conhecimento sobre os temas”.
Gabriel Cavalcanti, outro idealizador do projeto, conta como foi a experiência de participar do Hackateens: “Foi uma ação que desenvolveu também nosso companheirismo e parceria, um misto das duas, desenvolvendo nosso trabalho em equipe. De alguma forma eu vou sair daqui com outra visão de mundo, no sentido de olhar para a agricultura e demais áreas e pensar, questionar por que existe ainda tanta diferença entre os cargos ocupados por mulheres. Esses momentos nos inspiraram a pensar e questionar cada vez mais”, concluiu.