A espera acabou. Menos de um mês após o encerramento das inscrições, finalmente, estudantes do Brasil e Paraguai podem conhecer os projetos finalistas que farão parte da exposição virtual da 9ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, a FIciencias. O resultado foi divulgado pela comissão organizadora, na manhã desta quarta-feira, 04.
A FIciencias 2020 está prevista para os dias 7 a 11 de dezembro, no formato de Feira Virtual, 100% online, no canal do evento no YouTube. O regulamento e a lista dos 77 trabalhos aprovados estão disponíveis no site do evento: ficiencias.org.
A Feira é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) em parceria com diversas universidades e a seleção dos projetos é realizada por um Comitê Científico, com integrantes das instituições envolvidas.
Entre os municípios brasileiros com maior número de trabalhos aprovados está Curitiba com 25; seguida por Toledo com 11; Londrina com 7; e Foz do Iguaçu com 6.
Já as iniciativas “Lavatorio para manos automatizado a partir de neumáticos reutilizados alimentado con energía solar”, “Fertilizante a Base de Zinc y Manganeso de Pilas Recicladas” e “Cuatriciclo a Pedal Como Alternativa Sustentable” são as representantes do Paraguai na edição.
Agora, as equipes selecionadas devem confirmar a participação no evento, através do email inscricao@ficiencias.org, enviando uma série documentos como: diário de bordo, relatório e o vídeo da apresentação dos trabalhos que será avaliado durante os dias de exposição virtual.
Os conteúdo serão avaliados pelas comissões técnica e científica, compostas por representantes das Instituições de Ensino Superior que realizam a FIciencias e técnicos do Parque Tecnológico. Os autores dos melhores projetos receberão prêmios em dinheiro, além de troféus e medalhas
FIciencias
Promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com diversas universidades, a FIciencias é voltada para alunos dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil; da Argentina; e do Paraguai, matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes.
Por conta das restrições causadas pela pandemia da Covid-19, em 2020, o evento foi adaptado para o formato 100% virtual.