Centro de Convenções recebeu a cerimônia de abertura da Ficiencias, destacando a diversidade e excelência dos projetos
O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu foi palco na manhã desta quarta-feira, 18, da cerimônia de abertura da FIciencias 2023. O evento que reúne mentes brilhantes e projetos inovadores iniciou suas atividades no dia 17 e continuará até o dia 20 de outubro, com participantes de diversos estados do Brasil, além dos países Paraguai e Argentina.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, representantes de instituições de ensino e, é claro, dos próprios protagonistas do evento: os estudantes e professores que trouxeram trabalhos que visam avanços significativos em diversas áreas do conhecimento.
Ao todo, 385 alunos e 138 professores participam ativamente do evento, apresentando projetos que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento, distribuídos em categorias específicas sendo elas:
- 24 Projetos de Ciências Biológicas
- 29 Projetos de Ciências Sociais Aplicadas
- 29 Projetos de Exatas e da Terra
- 20 Projetos de Ciências Agrárias
- 30 Projetos de Ciências Humanas
- 33 Projetos de Engenharias
- 19 Projetos de Ciências da Saúde
Motivados pela paixão pela ciência, estudantes de Porto Alegre, Recife e diversas outras cidades brasileiras, trouxeram seus projetos para compartilhar com a comunidade científica presente no evento. Além disso, a Ficiências 2023 conta com a presença de projetos internacionais, com representantes de Eldorado, na Argentina, bem como de San Cristóbal e Lambaré, no Paraguai.
O assessor Adriano Lima dos Santos, esteve no evento representando o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, e em sua fala na cerimônia de abertura destacou a importância da paixão pela ciência. “É muito importante essa empolgação nos olhos e expressões de cada criança e de cada jovem nesse evento, então continuem com essa empolgação em busca de conhecimento e de ciência, continuem questionando tudo, mergulhem no conhecimento, perguntem e procurem respostas, façam isso pela ciência e pela inovação tecnológica” pontuou.
Segundo Karina Zavilenski, gerente de educação do Parque Tecnológico Itaipu, o evento pretende não ser apenas um espaço de apresentação de projetos, mas também um catalisador para o avanço científico e a formação de redes duradouras de conhecimento. “Esse é o momento de gente fazer a ciência, a inovação e a tecnologia acontecer, além de ser uma grande oportunidade de compartilhar contatos e fazer networking” afirmou.
Diana Araujo, reitora da Unila, pontuou que a ciência e a tecnologia devem ser também um momento de pensar sobre o nosso mundo, o compromisso que temos como sociedade a ética da convivência, a sustentabilidade do planeta e o nosso compromisso ambiental.
A FIciencias
Realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e pela Itaipu Binacional, em parceria com 6 universidades (Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), a FIciencias vem se consolidando como um evento tradicional na área científica.
Participam alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ou do ensino médio e/ou da educação profissional técnica de nível médio das instituições públicas ou particulares, individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos por projeto. Todos os trabalhos contam com um orientador para auxiliar na condução das pesquisas.
Os projetos apresentados serão avaliados por um comitê composto por universidades e a cerimônia de premiação e encerramento acontecerá na sexta-feira, 20/10.
Fotos: Marcelo Guazzi