Em um esforço para diminuir os danos ambientais causados por veículos, Mateus Seguro, aluno do ensino Fundamental II do Colégio Bom Jesus Centro, Curitiba, desenvolveu um projeto inovador que visa criar um dispositivo eletrolisador capaz de gerar hidrogênio e injetá-lo diretamente na admissão de ar do motor, resultando em maior eficiência da queima de combustível e menor impacto ambiental.
Intitulado “Diminuição dos danos ambientais causados por veículos com motor de ciclo térmico, através da injeção direta de hidrogênio como aditivo de queima de combustível” o projeto está atraindo a atenção da comunidade científica e ambientalista e foi apresentado sob a orientação do professor Cornélio Schwambach, na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) 2023, em Foz do Iguaçu, evento que atrai estudantes talentosos de todo o Brasil e serve como um palco para compartilhar inovações como essa.
Como funciona
O coração do projeto de Seguro é o dispositivo eletrolisador, através dele uma corrente elétrica é utilizada para quebrar a molécula de água em seus componentes elementares: hidrogênio e oxigênio. Com isso, é possível produzir hidrogênio puro que é, então, injetado diretamente no motor do veículo. Essa abordagem busca aumentar a eficiência da queima de combustível e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de poluentes, tornando o veículo mais ecológico.
O uso de veículos com motor de combustão interna é uma das principais fontes de emissões de poluentes e gases de efeito estufa. Portanto, iniciativas como a de Mateus são essenciais para mitigar o impacto ambiental negativo associado ao transporte. O jovem curitibano abraçou a oportunidade de contribuir para a redução da pegada ecológica e tornar o setor automobilístico mais sustentável.
Viabilidade
Para avaliar a viabilidade de seu projeto, Mateus conduziu uma série de experimentos por meio de uma metodologia exploratória experimental. “Eu gosto muito da eletroquímica, eu comecei pesquisando, aprimorando, desde colocar dois pregos dentro de um pote de água e sair umas bolhinhas até criar um gerador desse tamanho” apontou.
Os resultados preliminares demonstraram que a utilização do dispositivo eletrolisador era viável, proporcionando a injeção direta de hidrogênio no motor do veículo. Os experimentos mostraram uma melhoria na eficiência de combustão, bem como uma redução nas emissões de poluentes.
Os veículos movidos a hidrogênio têm sido considerados uma alternativa promissora para reduzir a pegada de carbono do setor de transportes. No entanto, esses veículos requerem infraestrutura especializada, como postos de abastecimento de hidrogênio. A abordagem de Mateus Seguro oferece uma solução inovadora, permitindo que veículos a combustão interna se beneficiem das vantagens do hidrogênio como aditivo de combustível, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.
O projeto demonstra que a inovação local pode ter um impacto global na luta contra as mudanças climáticas e a degradação ambiental. “Eu me sinto muito feliz em saber que esse projeto pode, futuramente, ajudar o planeta. Sinto que estou cumprindo meu objetivo” afirmou Mateus.