Mais de 5 mil pessoas foram à Praça da Paz assistir ao espetáculo “Quebra-Nozes”, que será reapresentado neste domingo, 01
A Energia do Natal já chegou a Foz do Iguaçu com a abertura da programação do Natal Águas e Luzes, que neste ano tem o tema Energia de Natal. Mais de 5 mil pessoas foram assistir ao espetáculo “Quebra-Nozes”, realizado pela Curitiba Cia de Dança, que proporcionou verdadeiros momentos de encantamento na Praça da Paz, neste sábado, 30.
Com uma hora e vinte minutos de duração, o público acompanhou o clássico de Natal, que conta a história da menina Clara: ela recebe um boneco na noite de Natal que ganha vida e a transporta para o Reino o Encantado dos Doces, onde cada encontro nesse mundo de fantasias é representado por diferentes apresentações, feitas por 38 bailarinos vindos de vários estados do país.
A diretora da Companhia de Dança, Nicole Vanoni, conta que esta é a terceira apresentação da companhia agora em Foz, contando com anos anteriores. “Estamos há oito anos com o espetáculo e somos responsáveis também pela apresentação no Natal de Curitiba, além de outras cidades. Estar em Foz é sempre um prazer, uma oportunidade de sentir esta troca com o público, de ver os olhos brilhando, as surpresas diante de diferentes emoções, a cada apresentação. É gratificante.” Comemora.
Emoções estas que a moradora de Foz do Iguaçu, Roseli Weis sentiu da primeira fila, ela ficou encantada e não perdeu nenhum detalhe da apresentação. “Eu achei tudo muito lindo. A apresentação estava maravilhosa, as bailarinas são maravilhosas. Vim do bairro Três Lagoas com minha filha, neta e a amiguinha da neta especialmente para assistir ao espetáculo. É muito lindo o Natal aqui em Foz do Iguaçu. As crianças todos os anos querem vir, esperam ansiosas o ano inteiro.” Explica.
Energia do Natal promove momentos de encontros
A ação é uma iniciativa da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e da Prefeitura Municipal. Silvana Gomes, Gerente de Turismo Sustentável no Itaipu Parquetec explica que a parceria com a Fundação Cultural, Secretaria de Turismo, e também o apoio do Estado e do Fundo Iguaçu são fundamentais para a realização do evento que está oferecendo para Foz do Iguaçu decoração da Avenida Pedro Basso, Avenida Brasil e Praça da Paz, além da Parada de Natal e Natal Itinerante.
Segundo Silvana, o objetivo é promover encontros. “O Natal é tempo de se encontrar, as pessoas aproveitam para rever a família e os amigos e nosso trabalho é pensado para que as pessoas possam ter este momento lindo, que possam se encontrar e celebrar toda a magia, todo esse momento de união e de confraternização que o Natal, simboliza.” Explica e complementa, “Foz, sendo uma cidade turística, a gente sabe que um evento como esse também significa a gente ter mais oportunidade, mais experiências para quem está nos visitando, mas principalmente para os nossos moradores. Para que as pessoas possam vir, curtir diariamente apresentações artísticas e aproveitar da beleza de toda a decoração que está sendo disponibilizada a partir de hoje para a cidade.” Pontua.
Os turistas também aproveitam, como Maria Borges, turista do Rio de Janeiro, que veio passear em Foz com a família, e disse que foi uma surpresa encontrar na agenda da cidade a abertura do Natal, enquanto fazia suas fotos e vídeos para não perder nenhum momento da viagem. “Vim passear, conhecer as Cataratas, e fiquei encantada com as apresentações e as luzes. Natal é uma tradição, é maravilhoso unir a família e no dia de hoje estar aqui neste evento para mim significa sentir amor. Vou ficar até segunda na cidade e pretendo voltar aqui na praça.” Garante.
Energia do Natal para construir memórias
Se os adultos já estavam gostando, as crianças estavam maravilhadas. Após a apresentação do espetáculo e a abertura da iluminação de Natal, a Ana Luiza da Silva, filha da Thayane Ketlen Rodrigues da Silva Melo, brincou por entre os enfeites com toda a magia e imaginação que a infância permite em um cenário que vai ficar para sempre na memória. “Está sendo uma noite maravilhosa, a gente soube que ia ter o show, mas não sabia que além do espetáculo iriam acender as luzes também então foi uma surpresa. Viemos do Parque Presidente para acompanhar e está tudo muito lindo.” Comenta.
O Theo Gonçalves estava com o pai, Harison Gonçalves. Eles moram na Vila A, e estavam passeando próximo ao centro quando viram a decoração, acharam bonita e resolveram chegar. “Está sendo muito legal, estamos nos divertindo bastante, a iluminação está muito bonita. Tudo está muito lindo.” Explica.
Energia do Natal que gera emprego e renda
Realizar o Natal em Foz é sempre um grande desafio, conta Juca Rodrigues, diretor-presidente da Fundação Cultural, por isso é um evento feito a várias mãos, com um conjunto de parcerias que possibilita a realização do Natal na cidade. “Assim como o Gramadão da Vila A, a população já reconhece a Praça da Paz como um dos principais espaços do Natal. Aqui na praça temos as pessoas que moram no centro, as que estão circulando por aqui, os turistas e também as pessoas que vêm dos bairros para prestigiar, sem falar da oportunidade de geração de empregos diretos e indiretos”. Conta. “A gente chama de cadeia produtiva da cultura, porque são vários profissionais que estão ligados direta ou indiretamente, desde os profissionais que montam o palco, instalam a iluminação, os artistas, os motoristas de táxi e de aplicativos e também os feirantes que aproveitam o período para conseguir uma renda extra. E esta renda ele muitas vezes precisa contratar ajuda, compra os insumos no comércio local e tudo isso reflete na economia girando dentro do bairro e dentro da cidade.” Pontua.
A Feira de Natal é realizada desde 2017, neste ano ela estará montada até o dia 05 de janeiro. A feirante Zenaide Vaz fabrica capivaras em casa e as vende em alguns atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Esta é a segunda vez que ela participa da Feira de Natal e está otimista para vender muitas capivarinhas para quem visitar a feira e com isso conseguir uma renda extra. “Tem bastante gente, bastante público e as pessoas estão felizes e isso nos ajuda a vender mais. Hoje eu consegui vender bem e espero que siga assim nos outros dias também.” Comemora e finaliza.
Programação de Natal
A ação Energia de Natal é uma iniciativa da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu Destino do Mundo, Fundação Cultural, com o Apoio do Estado do Paraná, Fundo Iguaçu, Foztrans, Guarda Municipal e Polícia Militar.
A comunidade de Foz do Iguaçu e da região e os turistas do Destino Iguaçu estão convidados a prestigiar o Natal Águas e Luzes, com o acendimento de luzes da Avenida Pedro Basso neste domingo, dia 01, a partir das 19h.
E também neste domingo, a partir das 20h, haverá a reapresentação do espetáculo “Quebra-Nozes” na Praça da Paz, com a presença do Papai Noel e o acendimento das luzes. A Feira do Natal inicia suas atividades a partir das 18h.
Durante o mês de dezembro haverá diferentes atividades. A Praça da Paz terá atrações todos os dias juntamente com a Feira de Natal, exceto às segundas-feiras. As decorações permanecerão até o dia 05 de janeiro.
Confira a programação:
01/12
19h: Acendimento das luzes na Avenida Pedro Basso
20h: Espetáculo Quebra Nozes – Praça da Paz – com a presença do Papai Noel e acendimento das luzes.
07/12 – 20h: Abertura Oficial Natal – Gramadão
08/12 – 18h: Show Gramadão: Padre Reginaldo Manzzoti
Paradas de Natal:
20/12 – 20h: Av. Jorge Schimmelpfeng – Apresentações artísticas “Energia de Natal”.
21/12 – 20h: Av. Jorge Schimmelpfeng – Apresentações artísticas “Energia de Natal”.
22/12 – 20h: Av. Jorge Schimmelpfeng – Apresentações artísticas “Energia de Natal”.
23/12 – 20h: Morumbi – Parada de Natal “Pocket” – Apresentações artísticas “Energia de Natal”.
Oficina do Senhor Noel com a Carreta Itinerante
03/12 – 20h: Bubas – Centro de Convivência Francisco Bubas
04/12 – 20h: Praça da Bíblia – Centro de Convivência do Idoso
05/12 – 20h: Praça Três Lagoas – Centro Escola Bairro Leonel Brizola
06/12 – 20h: Biblioteca Cidade Nova – Escola Jorge Amado
07/12 – 20h: Praça Três Bandeiras – Associação de Moradores
08/12 – 20h: Mercado Público Barrageiro
09/12 – 20h: Mercado Público Barrageiro
10/12 – 20h: Escola Padre Luiggi Vila C Nova
12/12 – 20h: Santa Terezinha de Itaipu
13/12 – 20h: São Miguel
14/12 – 20h: Medianeira
15/12 – 20h: Itaipulândia
16/12 – 20h: Missal
17/12 – 20h: Diamante D’Oeste
18/12 – 20h: Santa Helena
19/12 – 20h: Entre Rios
20/12 – 20h: Marechal C. Rondon
21/12 – 20h: Guaíra
22/12 – 20h: Mundo Novo