EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Inovações em redes 5G: Itaipu Parquetec apresenta projetos de missão crítica no Futurecom

Compartilhe este conteúdo:

O evento, que é a principal plataforma de negócios B2B da América Latina, reúniu líderes dos setores de conectividade e tecnologia aplicada entre os dias 08 a 10 de outubro

 

O diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, destacou as últimas inovações em redes privativas e soluções de missão crítica durante sua apresentação no Futurecom 2024, realizada nesta quarta-feira, 9 de outubro. O evento, que é a principal plataforma de negócios B2B da América Latina, reúne líderes dos setores de conectividade e tecnologia aplicada, abordando suas influências em áreas como saúde, indústria, mineração e agronegócio.  

Durante a apresentação, Colombo focou em projetos que fazem uso de redes 5G para aplicações estratégicas e de alta demanda tecnológica, como o monitoramento de ativos, inspeções industriais e o uso de drones em lavouras. Um dos destaques foi o projeto “Critical Tech”, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que envolve a implementação de redes privativas em cenários de aplicação real, com o intuito de validar o uso do 5G em processos críticos, incluindo inspeções autônomas por robôs e drones. Essa tecnologia traz benefícios como maior rapidez e precisão na inspeção de ativos e no monitoramento industrial.  

Colombo ressaltou que as soluções em redes 5G privativas permitem o desenvolvimento de ambientes mais seguros e produtivos, minimizando a necessidade de intervenção humana em atividades críticas e potencializando o uso de inteligência artificial e ciência de dados para a gestão de segurança e saúde em indústrias. Em parceria com a Petrobras, o Itaipu Parquetec tem conduzido missões críticas em uma planta piloto, utilizando redes 5G dedicadas, com casos de uso que envolvem a leitura autônoma de manômetros e transmissão em tempo real dos dados das missões.  

Segundo Colombo, “Nós atuamos em diversas frentes, com a Itaipu Binacional nós fomentamos o ecossistema em pesquisa, desenvolvimento e inovação do 5G, através de um edital onde cinco startups foram selecionadas para desenvolver e aprimorar seus produtos. Já na parceria com a Petrobras, estamos utilizando essa tecnologia através de robôs quadrúpedes equipados com sensores para monitoramento, permitindo identificar anomalias e processar dados de forma imediata” afirmou. 

O diretor também mencionou o desenvolvimento de aplicações e casos de uso em 5G, como streaming de dados/imagens em tempo real para aplicação de Inteligência artificial. As aplicações têm sido testadas em diferentes cenários para comparar o desempenho de redes 5G com Wi-Fi e 4G, buscando validar a superioridade do 5G em ambientes críticos.  

O Futurecom, realizado de 8 a 10 de outubro, é um dos eventos mais esperados do ano no setor, conectando especialistas, líderes empresariais e inovadores para discutir o futuro das telecomunicações e da tecnologia aplicada. 

Fotos: Divulgação/Futurecom

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter