O caminhão tecnológico funciona como laboratório móvel com capacitação gratuita em novas tecnologias para estudantes do ensino superior
O HackaTruck MakerSpace, projeto de capacitação profissional itinerante da área de Tecnologia da Informação, já está no seu próximo destino. O caminhão tecnológico estará estacionado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no período de 20 de fevereiro a 22 de março, para a realização de um curso voltado para o desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) em ambiente maker, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.
Os participantes são os alunos de graduação das instituições IFPR, UNILA e UNIOESTE que participaram do processo seletivo do projeto. Dentro do laboratório móvel, que funciona como sala de aula e possui capacidade de 28 estudantes por período, os estudantes exercitam a capacidade criativa, o senso crítico e a visão empreendedora, além de vivenciarem a metodologia na prática, com a criação e o desenvolvimento de protótipos de aplicativos móveis.
As atividades são voltadas aos alunos das universidades parceiras, que se consolidam com o desenvolvimento de aulas presenciais em Programação Swift, incorporadas a Práticas de Cloud Services, Serviços Cognitivos e Internet of Things (IoT), com carga horária de 100 horas.
Em 2024, o projeto de aprendizagem sobre rodas irá percorrer instituições em diferentes estados do Brasil. São elas: SENAC-SC, UNOCHAPECÓ, UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), UNIFACISA e muitas outras.
Como participar?
Os interessados em participar do HackaTruck devem ser estudantes de instituições parceiras e precisarão completar um curso de ensino à distância disponível no site do projeto. Os participantes com a melhor pontuação são selecionados para as aulas presenciais no caminhão tecnológico.
Todos os concluintes da modalidade EAD têm direito a um certificado de participação.
Sobre o HackaTruck MakerSpace
Na estrada desde 2015, a iniciativa tem como objetivo oferecer capacitação profissional para estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) em ambiente maker, com ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem. Todas essas atividades são desenvolvidas em um laboratório móvel que funciona como uma sala de aula itinerante.
O HackaTruck já visitou 83 instituições de ensino superior brasileiras e capacitou gratuitamente 12.049 alunos no seu curso à distância em Lógica de Programação, Orientação a Objetos e Fundamentos de Swift, 3.179 participantes em seu laboratório móvel e em atividades remotas, em temas como programação Swift para Plataforma iOS, práticas de Cloud Services, Serviços Cognitivos e Internet das Coisas, e proporcionou a criação de 640 protótipos de apps.
Sempre de forma colaborativa, criativa e repleta de práticas, os desafios da capacitação ficam por conta dos projetos a serem desenvolvidos pelos alunos, que são estimulados pelos instrutores a pensar sobre sete temas de grande importância para a sociedade: saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade. A tecnologia IoT traz possibilidades para a criação de soluções com a linguagem de programação, associada aos dispositivos que se conectam à Internet.
O projeto HackaTruck faz parte dos projetos Residência em TIC 01 e 21: apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e sob coordenação da Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro.
A iniciativa é executada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e tem como parceiros tecnológicos Cisco, Flex, IBM, em colaboração com a Apple. Também conta com importantes apoiadores que acreditam na ideia: Bosch Rexroth, Dremel, Epson, IBM SkillsBuild, Mercedes, Norion, Sethi 3D e Truckvan.