EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu é realizado hoje, 26, em Santa Helena

Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu

Compartilhe este conteúdo:

Desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, e cooperação regional são destaques da iniciativa promovido pelo PTI, Itaipu, Adetur e Conselho dos Lindeiros.

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Santa Helena, foi palco do Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu, nesta sexta-feira, 26. Os 16 (dezesseis) munícipios lindeiros ao Lago estiveram presentes no histórico encontro conduzido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur).

O principal propósito do Fórum é debater e integrar práticas responsáveis, inovação, negócios, geração de emprego, renda, e um crescimento equilibrado no setor de turismo náutico regional. As instituições envolvidas compartilham um interesse comum no desenvolvimento sustentável do turismo náutico, visando criar um espaço de governança e interação para explorar plenamente as potencialidades do Lago de Itaipu para esse setor.

Yuri Benites, diretor de turismo do Parque Tecnológico Itaipu, destacou que a importância do desenvolvimento do turismo náutico no Lago de Itaipu. “A ideia é manter um espaço de governança e interação para trabalhar as potencialidades do lago”. Benites enfatizou o turismo como catalisador de desenvolvimento econômico. “O PTI, juntamente com outras entidades, está empenhado em criar uma base sólida para o crescimento equilibrado do turismo náutico, reconhecendo-o como um componente essencial para o progresso econômico e o bem-estar das comunidades locais”.

Comprometidas com o sucesso desta iniciativa, as instituições concordaram em colaborar ativamente, promover o diálogo, desenvolver práticas sustentáveis, fortalecer a imagem do destino, investir em inovação e desenvolvimento tecnológico, realizar esforços conjuntos de promoção e marketing, garantir transparência e prestação de contas, participar de comitês e grupos de trabalho, apoiar as comunidades locais e fortalecer as estratégias de segurança e infraestrutura.

“Convidamos as entidades a pensar e trabalhar as questões voltadas ao setor. O uso do lago de maneira produtiva também é uma forma de conservar a natureza, a biodiversidade e a nossa água,” enfatiza Aline Teigão, gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional.

O presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade (Zado), expressou sua satisfação com a participação de representantes de entidades regionais na primeira reunião: “Houve boa participação nesta primeira reunião. Temos muitos atrativos e trabalhando em conjunto eu acredito que vamos conseguir melhorar o turismo regional.”

Dagmar Pedrozo, presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, acredita que a iniciativa representa a formalização do interesse e parceria institucional, observando que o Fórum de Turismo Náutico sistematiza questões como pesca, lazer, infraestrutura e geração de emprego e renda. “Com certeza vai ser uma referência, também, para o Paraná.”

O Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria do Turismo, demonstrou interesse em participar ativamente nas questões regionais, como indicado por Rafael Andreguetto, Diretor de Patrimônio Natural do IAT: “Atuaremos fortemente para a implementação de infraestruturas que visem a preservação e promoção em várias frentes. Com certeza trabalharemos em cooperação fortemente com todas as instituições envolvidas.” Dentre as próximas ações

planejadas estão a assinatura do Termo de Compromisso e uma viagem técnica a Angra dos Reis para conhecer a estrutura existente e buscar experiências de gestão e promoção do turismo náutico.

O Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu se mostra como uma iniciativa estratégica para impulsionar o potencial turístico da região, promovendo o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre as entidades envolvidas.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter