A Analista do Centro de Inteligência e Gestão Territorial (IT) do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI-BR), Angela Tischner, palestrou, nesta sexta-feira (24), no IFAgroTech, evento de tecnologia, inovação e tecnologia agroindustrial do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Cascavel.
Com o tema “Desmistificando o ESG na Agricultura Familar”, Angela fez uma contextualização histórica e explicou o significado da sigla ESG, que trata de ações positivas em relação à sustentabilidade ambiental, social e de governança e fez a relação do conceito com a agricultura familiar.
Para ela, o trabalho no campo e nas pequenas propriedades tem muito de ESG. “No S de social, por exemplo, é fundamental quando falamos de agricultor familiar. Bem-estar, emprego, saúde e segurança-alimentar”, explicou.
A analista apontou também as origens da demanda pelas boas práticas em ESG, especialmente do que classificou como “capitalismo de stakeholder”, quando as questões vão além do lucro, mas envolvem também direitos trabalhistas, preservação do meio ambiente, bem-estar animal e preocupação pelas questões atuais, como o aquecimento global e a preservação das florestas.
Para ela, a pauta ESG é um caminho sem volta no Brasil e também na agricultura. “Não viemos aqui com respostas, mas com uma reflexão. Esse tema chegou para ficar”, apontou.
Ao final, Angela apontou algumas oportunidades sobre o ESG na agricultura familiar e respondeu perguntas das pessoas presentes e convidou a plateia a avançar nos estudos e práticas em ESG.