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PTI, UNIOESTE e UFPE participam de conferências de tecnologia como contribuição para área de atuação em ambientes virtuais

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A equipe de Ambientes Virtuais do PTI/CEASB (Centro Avançado em Soluções para Barragens), composta por colaboradores, pesquisadores, voluntários e alunos, participou, em novembro, de três conferências-chave de tecnologia: SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), SVR (Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada) e Sibgrapi (Conferência sobre Gráficos por Computador e Processamento de Imagens). Os eventos ocorreram no Rio Grande – RS, e reuniram profissionais, pesquisadores e entusiastas de todo o país. 

A participação da equipe do CEASB nos eventos de tecnologia deste ano simbolizou um passo estratégico, devido ao acordo de cooperação assinado entre o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por meio do laboratório de pesquisa Voxar Labs, que tem como objetivo consolidar a área de atuação em Ambientes Virtuais no ecossistema e fortalecer as sinergias entre instituições no campo da inovação. 

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Grupo de Trabalho para consolidação da área de Ambientes Virtuais, composta pelo PTI, Unioeste e UFPE.

O SBGames destaca-se como um marco pioneiro na América Latina, pois é inteiramente dedicado à exploração da ciência e da arte por trás dos jogos e do entretenimento digital. Por outro lado, o SVR representa a vanguarda no campo da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA), desde o entretenimento até a educação e a medicina. Enquanto isso, a Sibgrapi exerce atração sobre renomados especialistas em gráficos por computador, processamento de imagens e visão computacional, proporcionando um ambiente propício ao compartilhamento de descobertas e inovações. 

O simpósio atuou como uma fonte de conhecimento para os que atuam na área, oferecendo uma visão abrangente do setor de entretenimento digital. A participação da equipe de Ambientes Virtuais nas conferências não apenas reflete o compromisso com o desenvolvimento contínuo de habilidades, mas também destaca o impacto positivo desses eventos para o avanço da computação e tecnologia interativa em todas as instituições que compõem a equipe. Além disso, todos os membros das instituições parceiras aproveitaram as sessões para aprofundar seus conhecimentos em áreas relevantes, como design de jogos, desenvolvimento e áudio, ao mesmo tempo em que se mantiveram atualizados sobre as tendências de mercado e pesquisas acadêmicas. 

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