EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI é destaque em painel sobre hidroeletricidade e sustentabilidade

WhatsApp Image 2023 11 14 at 09.50.27

Compartilhe este conteúdo:

Painel abordou a importância de se investir em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para se alcançar a sustentabilidade.

Nos dias 09 e 10 de novembro, foi realizado no Auditório Cesar Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), em Foz do Iguaçu, no Paraná, o ABRA-Tec. O evento, que discutiu as “Inovações tecnológicas e sustentabilidade socioeconômica ambiental das hidroelétrica”, foi promovido pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH).

A discussão ocorreu em torno das percepções sobre o setor energético e atores de defesa da sustentabilidade no Brasil e no mundo sobre o papel significativo dos benefícios e mitigações socioambientais dos empreendimentos hidrelétricos, em especial os de pequeno porte, como o apoio à descarbonização do planeta, bem como os desafios futuros para a melhora das operações.

Uma das palestras de abertura foi ministrada pelo Diretor-Financeiro Executivo da ITAIPU, André Pepitone, que tratou das oportunidades do setor e das relações binacionais que regem a Usina.

O PTI foi destaque no Painel “Hidroeletricidade e sustentabilidade”, onde o engenheiro civil, Edivaldo José da Silva Junior, do Centro Avançado em Soluções para Barragens (CEASB), que faz parte da Diretoria de Tecnologias do Parque, abordou a questão da sustentabilidade e hidroeletricidade por meio de uma revisão bibliométrica, falando sobre os indicadores universais de sustentabilidade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância de se investir em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para se alcançar a sustentabilidade.

WhatsApp Image 2023 11 14 at 09.50.30

“Foi muito gratificante representar o PTI no II ABRA-TEC 2023. Tive a oportunidade de conhecer diferentes pessoas que, de alguma forma atuam na área de geração de energia por meio das PCHs, empreendedores e prestadores de serviço e equipamento especializados”, apontou Edivaldo.

Também, ocorreram outros painéis tratando da inclusão do conceito de Hidrogênio Verde gerado a partir de hidrelétrica e também dos serviços tecnológicos aplicados ao setor elétrico operado por fontes hídricas.

A ABRAPCH

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), é uma entidade sem fins lucrativos, constituída por apoiadores do aumento sustentável da utilização pelo Brasil de geração de energia elétrica por meio das fontes hídricas.

Tem em seu quadro de associados empresas com participações acionárias em PCHs ou CGHs, fabricantes e fornecedores de equipamentos, prestadores de serviço, Entidades, órgãos, cooperativas, empresas públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa públicas e particulares, associações estaduais e defensores da matriz mais limpa.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter