EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

São Miguel do Iguaçu: PTI, Itaipu e Prefeitura inauguram nova UVR

INAUGURACAO UVR 39 scaled
Foto: Imprensa/São Miguel do Iguaçu

Compartilhe este conteúdo:

São Miguel do Iguaçu celebra inauguração da nova Unidade de Valorização de Reciclados, que visa impulsionar a reciclagem e promover desenvolvimento sustentável na região.

Foi realizada nesta sexta-feira (10), na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, a inauguração de uma nova Unidade de Valorização de Reciclados, parte de um projeto desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e construída pela Prefeitura com aportes financeiros da Itaipu Binacional.

A inauguração contou com a presença do prefeito, Boaventura Motta, do superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson Zonin e do diretor de Tecnologias do PTI, Alexandre Leite, além de autoridades locais e regionais e equipes de Itaipu e do Parque Tecnológico.

INAUGURACAO UVR 1 scaled
Foto: Imprensa/São Miguel do Iguaçu

Zonin, que também representou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Ênio Verri, destacou os programas de Itaipu na região e apontou o aumento da renda média dos trabalhadores e trabalhadoras da reciclagem. “Quanto mais melhorarmos os índices, mais renda para as pessoas. E, na questão ambiental, os resíduos reciclados são insumos na economia, mudando nossa conduta em relação ao meio ambiente.”, apontou.

O diretor de Tecnologias, representando também o diretor-superintendente, Professor Irineu Colombo, destacou os bons resultados da reciclagem no município, monitorados pelo PTI. “São Miguel já recicla, atualmente, 54% do material reciclado produzido. Cinco vezes a média do Paraná e mais de dez vezes a média nacional. E podemos avançar ainda mais.”, explicou.

IMG 4251

Para o presidente da Associação dos Agentes de Meio Ambiente (AMAR), de São Miguel do Iguaçu, Edimar de Souza, a tendência com a nova unidade é ampliar a produção. “Começamos o trabalho no antigo local com 17 pessoas, hoje somos em 38 funcionários da associação e, agora, vamos poder contratar mais gente.”

Reciclômetro

O Reciclômetro, que funciona no PTI, é uma ferramenta online e unificada utilizada pelos gestores do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) para o monitoramento da reciclagem na região.

Ele possibilita a avaliação operacional das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), a análise crítica adequada e a tomada de ação assertiva pelos municípios, órgãos governamentais e Itaipu, financiadora do programa.

IMG 4246

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter