Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Semana Maker PTI-BR gera integração entre os filhos de colaboradores, além de muita aprendizagem e conhecimento na área de tecnologia

Compartilhe este conteúdo:

De forma prática, as crianças estão tendo a oportunidade de estimular a criatividade e desenvolver habilidades relacionadas à área da tecnologia como prototipagem, edição de vídeos e programação.

Os filhos de colaboradores do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) com idade entre 10 e 14 anos, participam entre os dias 16 a 20 de agosto, da Semana Maker PTI. Realizada por meio do Centro de Competência Ciência e Educação, de forma híbrida (online e presencial), a iniciativa tem o objetivo de que as crianças conheçam ferramentas tecnológicas e, por meio delas, desenvolvam projetos “mão na massa” de prototipagem, edição de vídeos e programação.

As atividades “Criando na CNC” e “Luz, câmera e edição!” foram realizadas presencialmente no Lab Maker Iguassu nesta última terça-feira (17). O espaço Lab Maker, localizado dentro do Parque Tecnológico, tem a proposta de ser um laboratório de ideação, prototipação e educação. Já a oficina de programação de jogos está ocorrendo de forma online nos dias 16, 18, 19 e 20 de agosto.

Segundo a gestora do Centro de Competência Ciência e Educação do PTI-BR, Andréa Pavei Schmoeller, a metodologia utilizada incentiva as crianças a colocarem a mão na massa por meio de atividades lúdicas. “Pretendemos levar essas atividades também para o público em geral, sempre pensando no desenvolvimento de cenários de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de competências e despertar nos participantes o interesse pela tecnologia, inovação e criatividade”, destaca.

Oficinas

“Aprender a fazer nosso próprio brinquedo foi muito legal”, foi dessa forma que o Francisco Mateus Miskalo Ramirez, 12 anos, descreveu a oficina “Criando na CNC” (usinagem por controle numérico computadorizado). Durante as atividades, os participantes receberam uma introdução sobre a cortadora a laser, fizeram uma atividade com eixos e finalizaram com a construção do brinquedo em ferramentas virtuais com o uso da CNC em sua prototipagem.

A Julia Ritchie Ferreira, 10 anos, participou da oficina “Luz, câmera e edição!” e ficou encantada com o que pode conhecer. “Gostei muito de vir para o PTI e aprender sobre a gravação e edição de vídeos”, contou. As plataformas e aplicativos mais utilizados para postagens, criação e edição de vídeos, além de técnicas de gravação desde a pré-produção, produção e pós-produção foram algumas das tarefas trabalhadas nessa oficina.

Na oficina de programação de jogos, as crianças estão tendo a oportunidade vivenciar a construção de um jogo e descobrir como programar com a linguagem python é intuitivo e simples e que, por meio da imaginação e da criatividade, podem criar diversos programas. “Achei incrível participar das atividades. Foi uma experiência nova. O que eu mais gostei de aprender foi sobre programação e computação que são coisas que eu gosto muito”, afirmou a Ana Clara Grandi Semczuk, de 12 anos.

 

OUTRAS NOTÍCIAS