Com apoio da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, evento reuniu profissionais do setor elétrico para abordar a importância da segurança cibernética, através de palestras e atividades práticas
Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, o Auditório Integração da Itaipu Binacional foi palco do 3º Encontro Técnico de Segurança Cibernética da ABRAGE (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica), organizado em parceria com o Itaipu Parquetec. O evento reuniu especialistas e profissionais da área para discutir os desafios e soluções em segurança cibernética voltadas para ambientes de Tecnologia Operacional (TO), com foco na proteção de infraestruturas críticas, especialmente no setor de geração de energia.
Durante os três dias de programação, foram realizadas palestras e apresentações de instituições como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que abordou as regulamentações específicas para a segurança cibernética em sistemas de TO, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que discutiu os requisitos de segurança necessários para o setor elétrico. O Exército Brasileiro também esteve presente, compartilhando experiências em exercícios de segurança realizados internacionalmente, trazendo uma perspectiva ampliada sobre a proteção de infraestruturas críticas no Brasil.
A Diretora da ABRAGE, Camilla Fernandes, destacou a importância da parceria entre Associação, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec para o sucesso do evento. “O termo ‘Segurança Cibernética’ é tratado no âmbito da ABRAGE e de suas associadas desde 2017. Desde o início, contamos com o apoio fundamental da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec. Este é o terceiro encontro que promovemos, sempre com o objetivo de reunir especialistas e representantes das maiores empresas geradoras de energia do país para discutir temas tão cruciais como a segurança cibernética nas instalações hidroelétricas”, afirmou a Diretora.
Um dos principais destaques do evento foi a apresentação do Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape), convenio firmado em parceria com a Itaipu Binacional e o Exército Brasileiro. Seguindo a programação, os participantes também atuaram em atividades práticas (hands-on), onde foi possível examinar o cenário simulado de um ambiente de geração de energia para identificar e mapear ativos críticos, implementar requisitos de segurança, monitorar sistemas simulados para detectar e responder a incidentes cibernéticos.
O papel de Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec
A parceria entre Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec foi fundamental para a realização do encontro. O Diretor-Superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, ressaltou o compromisso da instituição com a segurança cibernética, afirmando que “a Itaipu Binacional é uma das líderes no desenvolvimento de soluções em segurança cibernética, e o Itaipu Parquetec faz parte desse esforço conjunto para criar e implementar soluções inovadoras”.
O Diretor Técnico da Itaipu Binacional, Renato Sacramento, também enfatizou a importância da segurança cibernética no âmbito elétrico. “A segurança cibernética é vital para o setor, especialmente para as usinas hidrelétricas. Em um cenário onde dependemos muito da conectividade, investimos constantemente em sistemas de proteção. Além disso, a Atualização Tecnológica da usina de Itaipu aumentará significativamente a quantidade de elementos digitais no processo de produção de energia elétrica, trazendo maior complexidade à manutenção da disponibilidade e da integridade dos ativos, mas também prevê desde concepção contramedidas robustas e modernas de segurança cibernética”, explica o Diretor Técnico. Segundo Sacramento, “é crucial, portanto, promovermos espaços como este evento, onde podemos trocar experiências e aprender com o que outras empresas estão fazendo em termos de segurança cibernética”.
Para o Diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, o evento representou uma oportunidade estratégica para o Centro de Segurança Cibernética da instituição se posicionar no mercado. “Este encontro é fundamental para mostrar ao setor elétrico que temos um centro de excelência em segurança cibernética, capaz de fornecer soluções robustas para as empresas do setor. Temos aqui representantes de empresas do sistema elétrico, desde distribuidoras até geradoras, que estão aproveitando a ocasião para aprender mais sobre nossas soluções e produtos”, destaca o Diretor.
Fotos: Kiko Sierich / Itaipu Parquetec